A finalidade da extrema direita ao induzir ao erro e à morte

12 de junho de 2021, 11:36

Com que finalidade o deputado e médico Osmar Terra propagou com insistência no ano passado, com a cumplicidade de parte da imprensa, a informação de que a epidemia da Covid-19 não mataria nem mil pessoas no Brasil?

Com que finalidade essas previsões foram mantidas e são sustentadas até hoje, apenas com outro formato, disfarçadas com as feições de uma argumentação científica?

A expressão “com que finalidade” foi apresentada ontem, em tom de cobrança, pelo médico sanitarista e cientista de saúde pública Claudio Maierovitch (foto), da Fundação Oswaldo Cruz, ex-presidente da Anvisa, em depoimento na CPI do Genocídio, quando ele se referiu a Terra.

Esta é a pergunta, que Maierovitch juntou a outras questões envolvidas pelo negacionismo na defesa obsessiva da cloroquina, do combate ao uso de máscara, da depreciação das vacinas, da sabotagem das medidas de isolamento: com que finalidade?

Com que finalidade Terra ofereceu a Bolsonaro os argumentos difundidos hoje por todos os negacionistas?

Com que finalidade a extrema direita repete sem parar que a pandemia está no fim? Com que finalidade as pessoas foram orientadas a procurar tratamentos precoces que matam?

Claudio Maierovitch observou que os brasileiros podem, desde o começo da pandemia, encontrar orientações conflitantes sobre qualquer assunto, porque os negacionistas pregam o que muita gente quer ouvir desde o não uso da máscara ao uso de remédios milagrosos.

O negacionismo explorou medos, desinformação, ignorância e má fé. As pessoas ainda são induzidas ao erro e à morte porque até agora não há uma resposta definitiva para a pergunta feita por Maierovitch: com que finalidade?

Com que finalidade Bolsonaro e seus cúmplices espalharam, como lembrou o médico, que “só os maricas se protegem” na pandemia?

Com que finalidade estimulam as pessoas a circularem pelas cidades? Com que finalidade o governo Bolsonaro incentiva os brasileiros a não se protegerem e a não protegerem os outros, porque a busca da proteção estaria associada a uma espécie de acovardamento e mesmo de sofrimento?

Com que finalidade Terra e Bolsonaro incentivaram as pessoas a aderirem ao que Maierovitch definiu como “desejo suicida” do contágio de rebanho a qualquer custo, como se a população fosse tratada como bicho?

Com que finalidade? Com que finalidade? Temos suspeitas e indícios, mas um dia descobriremos, com provas provadas e também pela voz dos delatores, qual foi a finalidade. Se a CPI não conseguir responder, todo o esforço terá sido fracassado.

https://www.blogdomoisesmendes.com.br/correram-bolsonaro-do-aviao/

Escrito por:

Moisés Mendes é jornalista de Porto Alegre e escreve no blogdomoisesmendes. É autor de ‘Todos querem ser Mujica’ (Editora Diadorim). Foi editor de economia, editor especial e colunista de Zero Hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *