Trump e Guaidó (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

Trump elegeu Guaidó do mesmo jeito que elegia a Miss Universo

30 de maio de 2023, 22:55

Ora, essa! O presidente Lula fez, na reunião da Unasul, um discurso antes de tudo diplomático, agregador, para fortalecer a América do Sul como um bloco que, unido, pode ser muito forte. 

Lula não exaltou Maduro. Ele condenou o arbítrio e o bloqueio que tanto penalizaram e penalizam a Venezuela, e enfatizou o escândalo que é a Inglaterra ter retirado do governo da Venezuela a guarda das suas 30 toneladas de ouro depositadas em Londres, e de as ter entregue arbitrariamente à guarda do autoproclamado “presidente” Juan Guaidó. O tesouro de um país! 

Contudo, o autoproclamado Guaidó, indivíduo que perdeu a eleição em pleito venezuelano, fiscalizado e autenticado por representantes internacionais isentos, foi “eleito” presidente da Venezuela pelo então presidente dos EUA, Donald Trump, do mesmo jeito como este elegia e coroava a “Miss Universo”, certame que à época lhe pertencia. Só faltou rlr sentar o Guaidó no trono de Long Beach, e fazê-lo desfilar de maiô, com cetro e manto vermelho. Ridículo!

Quanto a haver “uma narrativa”, como diz Lula, há sim. Estamos no milênio das narrativas. Não há fatos, não há lógica, não há verdades na política, há narrativas – o “efeito Steve Bannon”. Assim é em relação a Nicolas Maduro, a Lula, a tudo e a todos os governos. A mídia corporativa escolhe a narrativa de sua preferência, a qual quase sempre prevalece. Lula está certo. 

Quanto aos falantes presidentes do Uruguai e do Chile, mais me pareceram querer tirar casquinha na visibilidade internacional de Lula e obter algum protagonismo na reunião. Foram deselegantes, ao divulgar nas suas redes sociais discursos realizados em circuito fechado. Fizessem eles as suas considerações em seus países, ao retornar do encontro. Ah, esqueci, não fosse no evento promovido pelo presidente Lula, suas falas não repercutiriam…

Escrito por:

Formação acadêmica: Conservatório Nacional de Teatro 1967-1969, Rio de Janeiro
Jornalista, atriz e diretora do Instituto Zuzu Angel/Casa Zuzu Angel - Museu da Moda. Manteve colunas diárias e semanais, de conteúdos variados (sociedade, comportamento, cultura, política), nos jornais Zero Hora (Porto Alegre), O Globo, Última Hora e Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), onde também editou o Caderno H, semanal.
Programas de entrevistas nas TVs Educativa e Globo.
Programas nas rádios Carioca e Paradiso.
Colaborações e/ou colunas nas revistas Amiga, Cartaz, Vogue, Manchete, Status, entre outras publicações).
Atriz de Teatro, televisão e cinema, de 1965 a 1976
Curadoria de Exposições de Moda: Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Itau Cultural, Paco Imperial, Casa Julieta de Serpa, Palacio do Itamaraty (Brasilia), Solar do sungai (Salvador).
Curadoria do I Salao do Leitor, Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *