Stuart Angel (Foto: Arquivo pessoal)

O Dia da Coragem

11 de janeiro de 2023, 12:04

Num 11 de janeiro, em 1945, nascia meu irmão. Tínhamos uma diferença de quase cinco anos. Com a separação de nossos pais, ele se tornou o homem da casa. Minha irmã me contou, e eu não me lembrava, que nossos pais nos reuniram para comunicar a separação. Eu devia ter 9 ou 10 anos e, segundo Ana Cristina, abri um berreiro, chorei, chorei alto, chorei muito, fiquei toda vermelha. Ana Cristina era a frágil, quietinha. E meu irmão estendeu os braços sobre nós duas, protetor. E assim ficamos de pé, os três, ouvindo a sentença que determinaria nossas vidas. Stuart foi a voz do equilíbrio, a sensatez, a bondade. Nós o respeitávamos e amávamos muito. Era das leituras, e nós duas também. Mas ele se orientou para a consciência cidadã, política. Na universidade, cursando economia, abraçou a causa de sua geração, recuperar o país, que nos havia sido subtraído a golpes de botas, retomando a democracia, a liberdade de expressão, pensamento, leitura, escolhas. Tudo isso havia nos sido tirado pela ditadura militar. Eles nos queriam ovelhinhas mansas e obedientes, e assim nos fizeram, impondo o medo, o terror, as perseguições, as mortes. As piores mortes. A maioria se submeteu, dócil. Mas graças a Deus tivemos heróis, como Stuart, como minha mãe e tantos outros, para hoje poder lembrá-los como exemplo e referência. Para lembrar que é preciso coragem para ser um povo livre e feliz. 

Que o Dia da Coragem sejam todos os dias, em nome da felicidade do povo brasileiro…

Apoie a iniciativa do Jornalistas pela Democracia no Catarse

Escrito por:

Formação acadêmica: Conservatório Nacional de Teatro 1967-1969, Rio de Janeiro
Jornalista, atriz e diretora do Instituto Zuzu Angel/Casa Zuzu Angel - Museu da Moda. Manteve colunas diárias e semanais, de conteúdos variados (sociedade, comportamento, cultura, política), nos jornais Zero Hora (Porto Alegre), O Globo, Última Hora e Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), onde também editou o Caderno H, semanal.
Programas de entrevistas nas TVs Educativa e Globo.
Programas nas rádios Carioca e Paradiso.
Colaborações e/ou colunas nas revistas Amiga, Cartaz, Vogue, Manchete, Status, entre outras publicações).
Atriz de Teatro, televisão e cinema, de 1965 a 1976
Curadoria de Exposições de Moda: Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Itau Cultural, Paco Imperial, Casa Julieta de Serpa, Palacio do Itamaraty (Brasilia), Solar do sungai (Salvador).
Curadoria do I Salao do Leitor, Niterói

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *