Luciano Huck passa a boiada sobre a tragédia, para lançar candidatura do fascista de salão
Nem só de clássicos vive a grade de jogos de domingo. Numa quebra inédita de programação da grade, a TV Globo transmitirá, nesse domingo, dia 26 de maio, um jogo beneficente promovido por ele, que vem ocupando a pauta dos jornalões com “inocentes” encontro entre amigos: Luciano Huck. A notícia circulou no Portal R7, anunciando que “toda a bilheteria da atração será destinada às vítimas das enchentes do Sul”.
Não se enganem. Enquanto os corpos de centenas de gaúchos jaziam nas águas barrentas do Guaíba, que varreram o Estado do Rio Grande do Sul, desde o dia 1 de maio, e todas as atenções da mídia eram voltadas para a tragédia, uma ação vem sendo orquestrada pelo apresentador Luciano Huck, no melhor estilo “passar a boiada” de Ricardo Salles.
Primeiro ele cuidou de escrever um laudatório e enfadonho texto para o jornal O Globo, onde defendia a dualidade do discurso político e a necessidade de se dialogar com “os dois lados”, embora no artigo ele cuidasse de defender as ideias de um lado só: o dos neoliberais. Na semana seguinte – como se estivesse seguindo à risca uma laboriosa estratégia de marketing -, Luciano Huck tratou de organizar um refinado jantar, em que cerca de 15 convidados, (a maioria integrante dos 1% mais ricos do país), desfrutaram da companhia do presidente do Banco Central, Roberto Campos e do atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Necessariamente nesta ordem, porque a estrela da noite “precisava” ser Bob, para tirar do evento a característica que ele realmente tinha: o de lançamento de campanha presidencial de Tarcísio, para 2026. Enquanto o ronco das águas afogava cidades do Sul, como Pelotas, São Leopoldo, Canoas e outras mais, onde a força das águas ia levando tudo, sem pedir licença, na mansão de Huck e sua bela Angélica o tilintar de talheres e copos de cristal abafavam o barulho das chuvas no Sul. Era preciso criar pauta nova, num evento chique, em que era esboçada, inclusive, a futura equipe de Tarcísio. Alguém tem dúvida de que Bob Campos tem tudo para ser o “posto Ipiranga” do governador de São Paulo? Imagina-se que a conversa tenha girado em torno de privatizações, estado mínimo e juros máximos.
Hoje, o Portal R7 postou a nota, digo, “peça de campanha”, reproduzida pela revista Isto É Gente: “Luciano Huck, 52, achou outra forma de continuar ajudando a população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Segundo o colunista Flávio Ricco, do Portal R7, o apresentador promoverá um jogo beneficente que será incluído na grade da Globo, no próximo domingo, dia 26. Toda a bilheteria da atração será destinada às vítimas das enchentes do RS.” Mais uma forma de se colocar em evidência, no campo político.
Fôssemos nós um bando de ingênuos e não ligaríamos todos os fatos criados a partir do abre-alas, ou seja, o artigo publicado em O Globo, uma espécie de aviso: “Cheguei!/ Cheguei chegando bagunçando a zorra toda!”, como na letra da canção de Ludimilla. Aos que não se lembram, há o verso: “quem não gosta senta e chora”…
Sem dúvida que Huck se aproveitou do foco na desgraça para ir estruturando a Faria Lima para a campanha presidencial. Claro que está tudo combinado. A última vez que o canalzão abriu a grade para a política foi para derrubar a presidente Dilma Rousseff do poder, em 2016, veiculando imagens das passeatas, para as quais abriam chamadas o dia todo. Agora, o canal o faz para empinar a campanha do fascista de salão, Tarcísio de Freitas. E nem esperaram a retirada da lama das ruas.
A propósito: “Ainda de acordo com Ricco, o jogo, que será organizado pelo programa ‘Domingão com Huck’, está previsto para começar às 16h. Os times serão formados por ex-craques da seleção brasileira e também famosos, que sabem jogar o esporte”. Tá na cara que Luciano Huck é o dono da bola.
PS: O local da partida ainda não foi definido. As negociações estão caminhando a respeito do Maracanã. Treinadores experientes que marcaram história no futebol, também serão convocados para o evento.