Usuários do transporte público de Luziânia passam a contar com ônibus gratuito
Desde segunda-feira (27), o município de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, opera com tarifa no transporte público. Até então, dos 242 municípios de Goiás, apenas um oferecia a gratuidade: a cidade de Anicuns, com 21 mil habitantes.
Em outubro, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil) havia enviado à Câmara Municipal de Luziânia o projeto de lei que definia os dispositivos para que o Executivo local subsidiasse integralmente o transporte público da cidade.
“Apesar de termos recebido a prefeitura com dívidas de mais de R$ 40 milhões e sem qualquer recurso em caixa, fizemos uma grande tarefa fiscal para que pudéssemos recuperar a saúde financeira do município, planejar a execução dessa política pública e, assim, implementar a gratuidade da tarifa no transporte para nossa comunidade”, afirmou Diego Sorgatto.
Ainda segundo o prefeito, o município subsidiava o transporte público na cidade com R$ 150 mil por mês. O formato de manutenção do sistema havia sido adotado no fim do segundo ano da atual gestão (2021-2024), para evitar o aumento das passagens.
Foto: Prefeitura de Luziânia
Com informações do Metrópoles