Sistema eletrônico facilita registro de denúncias e reclamações pela internet no Procon
Desde o dia 15 de março, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) conta com um sistema eletrônico para denúncias e reclamações. É o Sistema de Peticionamento Eletrônico (Sispe) que permite o registro de reclamações pela internet.
A plataforma ampliou e facilitou o acesso do consumidor que, anteriormente, só podia fazer a abertura de reclamações em uma das dez unidades físicas do Procon-DF ou via e-mail.
Segundo o diretor do Procon-DF, Marcelo Nascimento, o objetivo é facilitar ao consumidor o registro de denúncias, para que não deixe de fazê-lo por falta de locomoção até uma unidade do Instituto, entre outros empecilhos.
Até julho de 2024, já foram registradas mais de 2 mil reclamações, além de 16.295 consultas no sistema eletrônico do instituto. Em 2023, foram registradas em torno de 24 mil reclamações, com cerca de 72% de resolução pelo órgão. O Procon-DF também é consultado para auxílio aos consumidores. Esse atendimento chegou a quase 50 mil no ano passado.
O cidadão também pode registrar sua queixa de forma presencial em qualquer um dos postos do Proncon no DF, onde um servidor inserirá a reclamação formal imediatamente no sistema. O prazo de resposta é de 20 dias.
Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília
Com informações do Correio Braziliense