Servidores do DF serão capacitados para atender mulheres vítimas de violência
O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, nesta segunda-feira (25), o curso “Ressignificar: Proteção Integral às Mulheres”. O objetivo é capacitar os servidores públicos no atendimento às vítimas de violência doméstica. A meta é capacitar 24 mil servidores do público-alvo até outubro de 2025.
O foco é qualificar todos os profissionais das secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Administração Penitenciária (Seape) e da Subsecretaria do Sistema Socioeducativo, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). No entanto, qualquer funcionário da administração pública poderá se inscrever pelo site da Escola de Governo (Egov) de forma voluntária. As inscrições estão abertas até 10 de abril.
As atividades do primeiro ciclo começam em 15 de abril e seguem até 16 de maio. A cada 30 dias, novas turmas serão abertas pela Egov. A previsão é de que nove ciclos sejam necessários para capacitar todo o público-alvo, mas a ideia é manter a oferta por 12 ciclos.
Sob coordenação da SSP-DF, o curso foi desenvolvido com a participação de representantes das forças de segurança e das secretarias envolvidas na temática – Seape, Sejus, Saúde (SES-DF) e Mulher (SMDF) – em cumprimento à determinação do Decreto nº 45.404, de janeiro deste ano.
O documento instituiu um grupo de trabalho para a formação e aperfeiçoamento das forças de segurança no combate à violência contra a mulher. O objetivo é garantir um atendimento mais acolhedor e informativo às vítimas, com a apresentação dos programas e políticas públicas existentes e, assim, evitar a revitimização.
Foto: Vinicius de Melo/SMDF
Com informações da Agência Brasília