Saiba se você está entre as mais de 177 mil famílias que têm direito a desconto na conta de energia
Mais de 177 mil famílias do Distrito Federal têm o direito de pagar menos pela conta de luz, mas ainda não foram atrás do benefício. Esses consumidores estão perdendo oportunidade de receber até 65% de desconto nas faturas, por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), diz a Neonergia, distribuidora de energia elétrica em Brasília.
Têm direito ao desconto as famílias que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do governo Federal.
Para participar da Tarifa Social, o consumidor precisa ter o Número de Inscrição Social (NIS) ou Número do Benefício (BPC/LOAS) atualizado. Caso esteja desatualizado, é preciso se dirigir ao Centro de Referência e Ação Social (CRAS) mais próximo de casa para regularizar a situação junto ao CadÚnico do governo federal. Quem não tem o NIS ou NB (BPC/LOAS), mas tem uma renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também pode obter o número no CRAS.
Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e também portador do NIS ou NB (BPC/LOAS), a Neoenergia Brasília faz a inscrição automaticamente. Porém, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, é necessário que o cliente procure a distribuidora para que receba o benefício.
As lojas de atendimento presencial podem ser localizadas no site da Neoenergia. A inscrição pode ser feita também pelo WhatsApp (61 3465-9318), pelo telefone 116, lojas de atendimento ou em um dos pontos de atendimento da empresa espalhados por todo o Distrito Federal.
Com a numeração em mãos, o cliente pode solicitar o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica à concessionária. “Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo. Caso duas pessoas possuam o NIS ou o NB, e residam na mesma casa, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social”, diz a Neoenergia.
De acordo com a Neoenergia, podem ter o desconto famílias de baixa renda que estejam inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, ou seja, ter o Número de Identificação Social com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de ter ou não o benefício do Bolsa Família.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Com informações do g1