Ranking internacional posiciona UnB entre as melhores universidades da América Latina
A Universidade de Brasília (UnB) foi considerada a 5ª universidade federal brasileira com a melhor nota no ranking da QS Latin America & The Caribbean University. A pesquisa avaliou 437 instituições de ensino superior e classificou 96 universidades brasileiras, sendo 48 federais. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (3).
Na avaliação deste ano, a UnB alcançou uma nota de 74,4, uma melhoria de 10,4% em relação ao ano anterior, quando a nota foi de 67,4. A nota obtida posicionou a instituição entre as 10 melhores universidades do Brasil. Na qualificação geral, a UnB alcançou a 25ª colocação.
“Esse resultado mostra a dedicação e a excelência de toda a nossa comunidade no ensino, na pesquisa e na extensão, garantindo que a UnB se consolide cada vez mais como uma das universidades mais importantes da América Latina”, destacou a reitora, Márcia Abrahão.
A avaliação do QS Latin America & The Caribbean University 2025 se baseia nos seguintes indicadores: Reputação Acadêmica; Reconhecimento do Mercado de Trabalho; Razão entre docentes e estudantes; Docentes com Doutorado; Redes de Pesquisa Internacionais; Citações por Artigos; Artigos por Docente; e Impacto na Internet.
Todos os indicadores são coletados diretamente pela instituição avaliadora, sem interferência das universidades.
A UnB também apresentou um aumento na avaliação do principal indicador, a Reputação Acadêmica, que corresponde a 30% da nota final. Neste ano, a nota no indicador subiu de 78,0 para 86,6.
Os indicadores em que a Universidade de Brasília obteve os maiores escores são Docentes com Doutorado (99,1), Redes de Pesquisa Internacionais (98,8) e Impacto na Internet (96,6).
Confira o top 10:
- Universidade de São Paulo (USP)
- Pontificia Universidad Católica de Chile (UC), Chile
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Tecnológico de Monterrey, Mexico
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidad de Chile, Chile
- Universidad de los Andes, Colombia
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Mexico
- Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina
Foto: Emília Silberstein/Secom UnB
Com informações do Metrópoles