Pessoas com mais de 60 anos terão aulões de redação para ingresso na UnB

17 de janeiro de 2024, 06:09

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e a Biblioteca Pública da Ceilândia vão oferecer aulões de redação para pessoas com 60 anos ou mais que sonham ingressar em uma universidade federal.

O aulão de redação inicia no dia 19 de janeiro, das 14h30 às 17h na Biblioteca Nacional de Brasília e nos dias 17 e 18 de janeiro, das 19h30 às 22h, na Biblioteca Pública de Ceilândia. “Vamos dar uma aula mais voltada para a redação nos moldes do vestibular da UnB”, explica a professora e dona de cursinho, Paula Monteiro, formada em Letras na universidade criada por Darcy Ribeiro.

Segundo Paula, as aulas serão prioritariamente voltadas ao texto dissertativo-argumentativo. “A redação precisa ter coesão, coerência e um bom planejamento estratégico. Saber como organizar as ideias do vestibulando será o principal objetivo da aula. Aprender a se organizar antes de escrever”, adianta a professora.

Com ingresso já no primeiro semestre do próximo ano, a iniciativa faz parte da “Política do Envelhecer Saudável”, resolução da Câmara de Direitos Humanos da UnB. O fornecimento das vagas será feito por meio de prova de redação em português, em caráter classificatório e eliminatório. A prova está marcada para o dia 28 de janeiro.

A diretora da BNB, Marmenha Rosário ressalta a importância do projeto. “Formei-me na UnB, e essa iniciativa me enche de orgulho. Nosso apoio ao público idoso não poderia faltar. Trata-se de uma ação inclusiva do maior mérito”, disse.

A professora e recursista Kássia Braga, que ministrará as aulas na Biblioteca Pública da Ceilândia é especialista em Língua Portuguesa, com atuação em cursos preparatórios para concursos.

Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

Com informações do Metrópoles

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *