Período chuvoso impõe alerta sobre cuidados contra mosquito da dengue

25 de dezembro de 2023, 06:34

Depois de uma forte onda de calor, e a volta das chuvas, se acende o alerta vermelho sobre a dengue no Distrito Federal. No último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em 19 de dezembro de 2023, a pasta informa que a dengue apresenta um comportamento sazonal no DF, ocorrendo, principalmente, entre os meses de outubro a maio, períodos de precipitação. 

De acordo com dados da SES-DF, a região administrativa do DF que teve mais casos da doença foi Brazlândia, que aparece como alta incidência de casos, tendo 331,44, em cada 100 mil habitantes. Em seguida estão Recanto das Emas, com 257,15 casos; Vicente Pires, com 187,93; e Ceilândia, com 162,81 casos. Todas saõ classificadas como incidência média.

Este ano, foram notificados 46.032 casos suspeitos de dengue, dos quais 34,5 mil eram prováveis. Observa-se neste período, uma redução de 53% no número de casos prováveis de dengue em residentes no DF, se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram registrados 69,3 mil casos prováveis da doença. O número de mortes confirmadas em 2023 foi de dois. Em 2022, no mesmo período, foram registradas 13 mortes por dengue.

Cuidados
Entre os cuidados recomendados por profissionais de saúde estão não deixar a água parada; colocar areia nos vasos de plantas; não deixar pneus largados e coisas que possam formar água parada, pois são depósitos de ovos do mosquito; utilização de repelentes, roupas de manga longa, telas e mosquiteiros; o ar-condicionado também reduz a atividade do mosquito.

A Secretaria de Saúde informa que a Vigilância Ambiental do DF conta com cerca de 800 profissionais que se dividem nas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti. São 15 Núcleos de Vigilância Ambiental que atendem as regiões administrativas.

Os profissionais são divididos em duplas  e seguem o itinerário das inspeções domiciliares das cidades. São visitados todos os tipos de imóveis, incluindo os pontos estratégicos, que são os terrenos abandonados, borracharias, ferro-velho, floriculturas, entre outros. As visitas ocorrem todos os dias úteis. Outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) também são aliados nesse combate. É o caso do Corpo de Bombeiros, DF Legal, Defesa Civil, SLU, SSP e outros.

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde

Com informações do Correio Braziliense

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *