‘O Futuro é Ancestral’: Alok lança álbum em show gratuito que comemora os 64 anos de Brasília
O Dj Alok lança no Distrito Federal, neste sábado (20), o álbum “O Futuro é Ancestral”, um dia após a data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas. O álbum foi pré-lançado em Los Angeles, em março, e é resultado de mais de 500 horas de trabalho em estúdio entre o DJ e produtor e mais de 50 músicos indígenas.
A apresentação gratuita faz parte das comemorações dos 64 anos de Brasília. O show é a partir das 18h, na Esplanada dos Ministérios. “O Futuro é Ancestral” é o primeiro trabalho totalmente produzido pelo artista nascido em Goiânia (GO), mas que passou a adolescência em Brasília.
“Morei aqui dos 12 aos 23, e Brasília não merece menos que isso. A gente já circulou esse álbum no mundo inteiro, só falta no Brasil”, diz Alok.
Unindo música e tecnologia, uma pirâmide de 25 metros de altura foi montada no palco. A estrutura, que equivale a um prédio de 8 andares, vai permitir uma visão 360º da apresentação. Um show de drones e fogos de artifício – além de participações especiais – completam o espetáculo.
O álbum é um projeto reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como ação relevante para a “Década Internacional das Línguas Indígenas”. No trabalho, Alok une a música e os conhecimentos ancestrais das comunidades indígenas com as batidas pop. “Meu papel é potencializar as vozes deles. Não é dar voz, isso eles já têm”, afirma.
As 500 horas em estúdio se transformaram em oito faixas do disco. Nelas, estão presentes as etnias Huni Kuin, Yawanawa, Kariri Xocó, Guarani Mbyá, Xakriabá, Guarani-Kaiowá, Kaingang e Guarani Nhandewa. Uma nona faixa remix é resultado da coprodução entre Alok e Maz para a música Sina Vaishu.
Serviço
Data: 20/04 (sábado)
Hora: a partir das 18h
Local: Palco Brasil na Esplanada dos Ministérios
Entrada: gratuita
Com informações do G1
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília