Novo PAC: Lula anuncia construção de campus do IFB no Sol Nascente

12 de abril de 2024, 08:55

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve, nesta quinta-feira (11), na Região Administrativa do Sol Nascente para lançar a pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) que será construído na região. 

A obra do futuro IFB tem recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e contou com um termo de cessão de terreno da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) à União. A área tem cerca de 17 mil metros quadrados e fica na Chácara do Padre. Ainda não há previsão de data de entrega do IFB de Sol Nascente.

A cerimônia de lançamento contou com a participação de autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), Governo Federal e parlamentares.

Ao chegar à região para o evento, Lula se mostrou surpreso com a estrutura do Sol Nascente, considerada a maior favela do Brasil. “Eu fiquei olhando, [e perguntei] onde estava a favela?”, brincou. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade é a maior favela do país, já que o conceito da pesquisa utiliza áreas em que a ocupação se deu de forma precária.

“Sol Nascente não tem nada a ver com aquilo que a gente conhece de favela em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará… isso aqui é melhor do que muitos bairros de classe média baixa em São Bernardo do Campo (SP)”, afirmou Lula.

Agora região administrativa própria, o Sol Nascente fazia parte de Ceilândia, no Distrito Federal. O local tornou-se a maior favela do Brasil e ultrapassou a Rocinha, no Rio de Janeiro, em número de domicílios, de acordo com a prévia do Censo 2022, divulgado pelo IBGE em 2023.

O presidente Lula elogiou a “organização” da população e o atendimento do Poder público na região. “Eu imaginava que ia chegar aqui e encontrar um lugar com pedaço de madeira, que não tinha rua, não tinha nada. Quando desço aqui, é uma cidade.”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Com informações do Metrópoles

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *