Nove regiões do DF terão tendas de atendimento para suspeita de dengue

19 de janeiro de 2024, 06:21

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai instalar tendas de atendimento em nove regiões para atender pessoas com suspeita de dengue. Os pontos vão funcionar das 7h às 19h, inicialmente por 45 dias, ao lado das administrações, como forma de combate à explosão de casos da doença na capital. Foram 7.329 casos prováveis de dengue até 13 de janeiro, número que representa aumento de 435% em comparação com o mesmo período do ano passado.

As tendas vão ser colocadas nas regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Nelas, a população vai poder acessar atendimentos, testes, contar com hidratação. As ações começam, neste sábado (20), como o “Dia D” no combate à doença.

Também neste fim de semana, sete UBSs vão abrir das 7h às 19h. A lista inclui a UBS 1 Riacho Fundo I, UBS 1 Riacho Fundo II, UBS 1 Núcleo Bandeirante, UBS 1 Estrutural, UBS 1 Guará, UBS 2 Ceilândia e UBS 2 Brazlândia.

Além delas, outras 60 UBSs já abrem aos sábados das 7h às 12h e outras 14 unidades realizam atendimentos de segunda a sexta-feira até às 22h. A lista completa está disponível no site da SES-DF (clique aqui).

A iniciativa do “Dia D” foi divulgada em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (18), no Palácio do Buriti. Gustavo Rocha, chefe da Casa Civil, citou números que fizeram o governo aumentar a preocupação com a dengue. Em 2023, foram feitos 140 testes de detecção da doença neste mesmo período. Neste ano, a média é de 600 testes de dengue por dia.

Foram confirmadas duas mortes pela doença no DF, e outras 14 são investigadas. No ano passado, de janeiro até setembro, o DF não havia registrado nenhuma morte sequer por dengue. Após esse período até o fim de dezembro, ocorreram 9 óbitos em decorrência da doença.

Alerta de casos

Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde (SES-DF), a região administrativa com o maior número de casos prováveis é Ceilândia, com 1.855 notificações, seguida de Samambaia, que apresentou 521 casos prováveis, Brazlândia, com 476 casos e Taguatinga, que registrou 327 notificações.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasilia

Fonte: Metrópoles

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *