Maior número de diagnósticos de crianças autistas está entre 0 e 4 anos no DF
Dados do Mapa do Autismo Brasil (MAB) no Distrito Federal revelam que a faixa etária com o maior número de diagnósticos é a de crianças entre 0 e 4 anos (ou 54,7% da amostra), seguida pela faixa de 5 a 9 anos (32,4%).
Foram ouvidos 1.699 participantes, entre autistas e responsáveis por pessoas autistas, de várias regiões administrativas do Distrito Federal. A estimativa é que haja 60 mil autistas atualmente no DF.
O relatório do MAB aponta, ainda, que a quantidade de diagnósticos diminui conforme a idade aumenta. Segundo o neurologista infantil e da adolescência Hélio Van der Linden, o diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e para o apoio adequado às famílias.
A situação do sistema de saúde brasileiro, principalmente o SUS, pode afetar significativamente a obtenção de diagnósticos oportunos. O estudo piloto feito no DF destacou que a Federação se diferencia dos demais estados brasileiros por ter a renda per capita mais alta que a média nacional, o que explicaria a maior facilidade de acesso à rede particular de saúde.
“Se esse relatório mostrou que o maior número de diagnósticos acontece entre 0 e 4 anos, pelo menos nessa região que foi feito, é um ótimo sinal. Antigamente não era assim, o diagnóstico era muito mais tardio. A gente tem poucos dados relacionados ao Brasil como um todo”, enfatizou.
Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília
Fonte: Metrópoles