Legislativo autoriza Caesb a contrair empréstimo no exterior para ampliar abastecimento de água
A Câmara Legislativa (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (24), o projeto de lei nº 696/2023, de autoria do Executivo, que permite à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) contrair empréstimo de 50 milhões de euros do Banco de Desenvolvimento Alemão.
O recurso, de acordo com justificativa do Governo do Distrito Federal (GDF), é para aplicar na ampliação, melhoria e recuperação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. E, também, contribuir com a meta de redução de gases de efeito estufa, conforme compromisso assumido pelo Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26).
A ideia é implementar um conjunto de ações para promover o aumento da capacidade de tratamento de esgotos, melhoria da eficiência energética em Estações de Tratamento de Esgotos, redução de perdas no Sistema de Abastecimento de Água e redução dos custos com energia elétrica na companhia, no contexto de proteção do meio ambiente e combate às mudanças climáticas.
Foto: Diogo Lima/Agência CLDF
Com informações da CLDF