Instituto emite alerta vermelho para temperaturas acima da média no DF

26 de setembro de 2024, 19:30

Um alerta vermelho para as altas temperaturas no Distrito Federal foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São esperados, para os próximos cinco dias, 5°C acima da temperatura média de setembro, que é de 29°C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 14% e 15%. Nesta quinta-feira (26), a máxima foi de 34°C, registrada no Gama.

O Inmet reafirmou que as chuvas devem chegar a pontos isolados do DF no sábado (28) e no domingo (29), mas o calor e a sensação de tempo abafado vão continuar. A capital passa pela segunda maior seca da história e completa 157 dias sem chuva, ficando atrás somente de 1963, quando foram 163 dias.

Perigos e recomendações

As altas temperaturas, associadas à baixa umidade, podem acarretar consequências à saúde, de acordo com Arthur Seabra, clínico geral e coordenador da Emergência do Hospital Santa Lúcia Sul, da Asa Sul. 

“Podem gerar desidratação de moderada a grave, com manifestações clínicas como tontura, sonolência, hipotensão, queda em idosos, síncope e colapso circulatório”, alerta, acrescentando que há outros problemas nesses períodos, como infecções gastrointestinais e respiratórias.

Em caso de vômitos persistentes, diarréia intensa, desorientação, desmaios e queda da pressão, Arthur sugere ir a uma unidade de pronto atendimento para avaliação médica. Ele dá dicas do que fazer para mitigar os efeitos do tempo. 

“Usar roupas que sejam confortáveis e que permitam a ventilação do corpo, evitar exposição direta ao sol ou a ambientes pouco arejados e hidratar por volta de 30ml/kg. Por exemplo, uma pessoa com 70kg deve ingerir aproximadamente 2.100ml de água ao dia”, explica.

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Com informações do Correio Braziliense 

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *