Instituto emite alerta vermelho para temperaturas acima da média no DF
Um alerta vermelho para as altas temperaturas no Distrito Federal foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São esperados, para os próximos cinco dias, 5°C acima da temperatura média de setembro, que é de 29°C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 14% e 15%. Nesta quinta-feira (26), a máxima foi de 34°C, registrada no Gama.
O Inmet reafirmou que as chuvas devem chegar a pontos isolados do DF no sábado (28) e no domingo (29), mas o calor e a sensação de tempo abafado vão continuar. A capital passa pela segunda maior seca da história e completa 157 dias sem chuva, ficando atrás somente de 1963, quando foram 163 dias.
Perigos e recomendações
As altas temperaturas, associadas à baixa umidade, podem acarretar consequências à saúde, de acordo com Arthur Seabra, clínico geral e coordenador da Emergência do Hospital Santa Lúcia Sul, da Asa Sul.
“Podem gerar desidratação de moderada a grave, com manifestações clínicas como tontura, sonolência, hipotensão, queda em idosos, síncope e colapso circulatório”, alerta, acrescentando que há outros problemas nesses períodos, como infecções gastrointestinais e respiratórias.
Em caso de vômitos persistentes, diarréia intensa, desorientação, desmaios e queda da pressão, Arthur sugere ir a uma unidade de pronto atendimento para avaliação médica. Ele dá dicas do que fazer para mitigar os efeitos do tempo.
“Usar roupas que sejam confortáveis e que permitam a ventilação do corpo, evitar exposição direta ao sol ou a ambientes pouco arejados e hidratar por volta de 30ml/kg. Por exemplo, uma pessoa com 70kg deve ingerir aproximadamente 2.100ml de água ao dia”, explica.
Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília
Com informações do Correio Braziliense