Instituição reúne fabricantes e consumidores no DF para elevar índice de reciclagem
Um dos desafios gigantescos do meio ambiente é o acúmulo de lixo gerado pelo ser humano. Entre os resíduos sólidos, o vidro é a matéria prima menos reciclada no Brasil: apenas 11%.
Com o objetivo de aumentar de 11% para 40% a reciclagem de vidro no país, Brasília foi escolhida como sede de uma organização que reúne fabricantes, empresas e o consumidor. A ideia é sensibilizar, principalmente, os setores que mais utilizam o vidro em forma de embalagem: hotéis, bares e restaurantes, indústria de medicamentos e cosméticos.
A organização “Circula Vidro” pretende conectar esses grupos com a ideia de sustentabilidade e de economia circular no consumo de embalagens e de outros produtos de vidro. A instituição foi lançada em junho no Congresso Nacional.
“A cada quilo de vidro recolhido, pode-se produzir um quilo de vidro para voltar ao consumo. O aproveitamento é de 100%. O vidro é um protagonista da reciclagem de resíduos sólidos”, diz Fábio Ferreira, CEO da Circula Vidro e especialista em sustentabilidade.
Reciclagem no Distrito Federal
No Distrito Federal não há usinas para a reciclagem de vidro. Boa parte do descarte desse material ainda segue para o Aterro Sanitário de Brasília, e o vidro descartado no meio ambiente pode levar até um milhão de anos para se decompor.
A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) disponibiliza pontos de entrega voluntária (PEVs), para receber os resíduos para a logística reversa – aqueles que devem voltar à cadeia produtiva, como o vidro.
Segundo Sistema Nacional de Informações sobre Resíduos Sólidos, os materiais mais reciclados no DF são: papel (39%), plástico (24%) e metal (12%)
“Escolhemos Brasília para a nossa sede por estar no centro do país e no centro das decisões. Queremos contribuir com políticas públicas que incentivem a reciclagem e a economia circular do vidro, com programas que auxiliem nos avanços comportamentais voltados à sustentabilidade”, diz Fábio Ferreira.
A Circula Vidro é formada por associações que representam o alto consumo e a produção de embalagens de vidro. Os fundadores são Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).
Foto: Unsplash
Com informações do g1