Iniciativa do Sebrae quer impulsionar empreendedorismo feminino no DF
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza, nesta quinta (29) e sexta-feira (1°), a primeira edição do Movimente. Trata-se de uma iniciativa que busca promover o empreendedorismo feminino no Distrito Federal (DF). O evento gratuito será no Complexo Brasil 21, na Asa Sul.
O programa tem como objetivo discutir e propor políticas públicas, projetos, programas e iniciativas da sociedade civil e empresarial para impulsionar o empreendedorismo feminino na capital federal.
O Sebrae realizou uma ampla pesquisa com mulheres de várias regiões administrativas do DF com o objetivo de identificar os principais obstáculos enfrentados pelas empreendedoras e compreender suas práticas no mundo dos negócios.
Com a realização do Movimente, o Sebrae no DF pretende ir além da exposição de conteúdo, concentrando-se também na construção de uma agenda efetiva.
Segundo a instituição, o objetivo é elaborar um plano de iniciativas, envolvendo toda a sociedade, para estimular o empreendedorismo feminino como solução para a independência financeira, ascensão social, redução das desigualdades de gênero e promoção de oportunidades para as mulheres do DF e, potencialmente, de todo o Brasil.
Programação
A abertura oficial será a partir das 18h30, nesta quinta-feira, e contará com a presença da diretoria executiva do Sebrae, autoridades. A programação do primeiro dia ainda prevê a realização de um talk show sobre empreendedorismo mundial.
No segundo dia do evento, entre 9h e 13h, serão realizados quatro fóruns temáticos. Cada um abordará uma área de discussão dividida em quatro subcategorias distintas.
Especialistas, empresários, magistrados, acadêmicos e autoridades do governo participarão de cada ação para debater e colaborar com propostas efetivas em cada tema. O objetivo final dos fóruns é a apresentação de um projeto que irá conter soluções de curto, médio e longo prazo relacionadas aos tópicos discutidos durante o evento.
Diversos temas importantes serão abordados durante cada fórum, incluindo Consciência Social, Empreendedorismo e Inovação, Vulnerabilidade e Saúde da Mulher.
No tópico de Consciência Social, questões como acessibilidade, igualdade e diversidade, movimento social, governança e cultura/educação estarão em pauta.
Em relação ao Empreendedorismo e Inovação, serão debatidos temas como educação, steam, sucessão familiar e acesso a crédito. A vulnerabilidade será analisada sob os vieses da agressão e importunação, assédio moral e sexual, segurança pública e segurança patrimonial.
Por fim, o debate sobre a Saúde da Mulher abordará sobre aspectos mentais, fisiológicos, questões de maternidade e planejamento familiar.
No período da tarde, a programação do evento consistirá na promoção de palestras. A primeira será conduzida pela apresentadora e empresária Ana Hickmann, que abordará a violência patrimonial. Outras duas exposições serão realizadas, abordando as diferenças de empreender dentro e fora do Brasil, além de finanças.
Ao fim do segundo dia, os participantes serão apresentados a um material compilado onde estarão disponíveis os debates mais importantes realizados durante o evento.
Para participar, é necessário fazer uma inscrição prévia pelo site movimente.df.sebrae.com.br. As vagas são limitadas e destinam-se a mulheres que desejam empreender, microempreendedoras individuais (MEIs) e empresárias de pequeno porte.
Foto: Unsplash
Fonte: Metrópoles