
GDF Presente retira 110 toneladas públicas de lixo e revitaliza áreas na Vila Telebrasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) realizou, entre os dias 5 e 19 deste mês, um mutirão de serviços na Vila Telebrasília, resultando na remoção de 110 toneladas de entulho, lixo verde e materiais sem utilidade. Além disso, houve poda de árvores, roçagem da vegetação em praças públicas e a instalação de novos bancos em espaços de convivência. A faixa de pedestres na via L4, que dá acesso ao bairro, também passou por revitalização.
As melhorias foram promovidas pelo programa GDF Presente, em conjunto com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), a Administração Regional do Plano Piloto e outros órgãos governamentais. “Foram 14 dias de trabalho intenso para garantir uma Vila Telebrasília mais limpa e organizada”, destacou o secretário-executivo das Cidades, Cláudio Trinchão. “Fizemos a poda em todas as praças, transformamos uma área de descarte irregular em um espaço de convivência e removemos uma grande quantidade de entulho.”
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, enfatizou que a manutenção da região é contínua. “Nossas equipes percorrem diariamente a área, executando serviços essenciais como troca de lâmpadas, remoção de entulho e poda de árvores, sempre em colaboração com outros órgãos”, afirmou.
Já o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro Cesar, ressaltou que a iniciativa busca atende às demandas da população, composta por cerca de 6 mil moradores. “Nosso objetivo é manter a conservação da região sempre em dia, garantindo um ambiente mais seguro, organizado e agradável para todos”, explicou. “Com isso, prevenimos problemas como a prevenção de doenças e epidemias.”
As ações de zeladoria também auxiliaram na preservação de investimentos públicos, como o primeiro Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Pitangueira, inaugurado em março deste ano. “Manter as áreas públicas bem cuidadas contribui para a valorização dos espaços e aumenta a durabilidade das estruturas”, pontua Alexandro.
GDF Presente
Situada no final da Asa Sul, às margens do Lago Paranoá, a Vila Telebrasília tem recebido uma série de melhorias. Recentemente, foram instalados novos semáforos, além de reformas nas calçadas e na quadra de esportes do bairro.
Atualmente, está em andamento a construção de um calçadão de 2,1 km de extensão e 2 metros de largura, que contará com urbanização e paisagismo para tornar uma área mais acessível e agradável. A obra, sob a responsabilidade da Novacap e realizada pela empresa Ladarte Engenharia, tem responsabilidade de um investimento estimado em R$ 620 mil.
Criado em 2019, no primeiro mandato do governador Ibaneis Rocha, o GDF Presente foi estruturado para oferecer respostas rápidas a demandas emergenciais da população, por meio de forças-tarefas que atuam diretamente nas cidades do Distrito Federal.
O programa reúne diversos órgãos do governo, que disponibilizam mão de obra, insumos e equipamentos para execução dos serviços. Entre os parceiros estão a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o DER-DF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), além das administrações regionais.
Ações do GDF Presente na Vila Telebrasília
⇒ Transformação de área de descarte irregular de lixo em área de convivência e instalação de placas de educação ambiental no local
⇒ Podas de árvores e instalação de seis bancos nas áreas de convivência das ruas 4 e 1/21
⇒ Pintura de faixa de pedestre, localizada na via L4, em frente à Vila Telebrasília
⇒ Plantio de grama onde estava funcionando o pátio das obras do Drenar-DF
⇒ Poda de árvores ao redor do campo sintético do bairro
⇒ Poda de árvores e roçagem da vegetação rasteira em seis praças locais.
*Com informações da Agência Brasília