Distrito Federal começa a emitir carteira de identidade com CPF 

22 de novembro de 2023, 06:30

A população de Brasília já pode solicitar gratuitamente a Carteira de Identidade Nacional (CIN) que adota o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número de registro. A medida começou a valer a partir desta terça-feira (21) e foi divulgada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). 

A atualização marca a unificação dos documentos de identificação no país. A população não precisa fazer uma nova identidade. O documento antigo permanece válido até 2032. 

Antes de solicitar a primeira via da CIN, é preciso consultar a Receita Federal para saber se o CPF está regular. Caso seja necessário regularizar a situação, basta ir até um posto da Receita ou acessar o site do órgão.

Regularizada a situação, o próximo passo é reunir o CPF, a certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, em versão física ou meio digital, ou cópia autenticada em cartório. Os dados da certidão devem coincidir com os registros da Receita Federal, como o nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Com os documentos em mãos, é só procurar o Posto de Identificação Biométrica – PIB da PCDF mais próximo. São nove PIBs distribuídos nas regiões administrativas do DF. O horário de funcionamento é das 7h às 19h sem agendamento, por ordem de chegada.

Eles estão localizados na Asa Sul (1ª DP), no Cruzeiro (3ª DP), no Guará (4ª DP), em Planaltina (16ª DP), em Samambaia (32ª DP), em Santa Maria (33ª DP), no Paranoá (6ª DP), em São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP). Nos PIBs as senhas são distribuídas de acordo com a capacidade operacional da unidade, respeitadas as prioridades legais.

Também é possível agendar o atendimento no site da PCDF para ser atendido nas unidades do Na Hora (manhã ou tarde) ou nos postos localizados nas Delegacias de Polícia, à tarde.

Foto: Reprodução

Com informações da PCDF

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *