DF é a 3ª UF com mais inscritos no Concurso Unificado do Governo Federal
Mais de 220,4 mil pessoas do Distrito Federal se inscreveram como candidatos no Concurso Público Nacional Unificado. O número coloca a capital do país como terceira Unidade da Federação (UF) com mais inscritos no certame. Nas primeiras colocações estão São Paulo e Rio de Janeiro, com 228.452 e 223.248 inscrições, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Em todo o país, 2,6 milhões de pessoas fizeram as inscrições, mas 512,6 mil não efetuaram o pagamento ou não pediram isenção da taxa. Mais da metade das inscrições válidas (56%) são de candidatas.
O bloco temático com mais inscrições é o de nível intermediário, com cerca de 700 mil confirmados. O grupo com menos candidatos é o dos setores econômicos e de regulação.
Já o cargo com mais inscrições válidas é o de técnico em indigenismo, na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), seguido pelo de técnico em informações geográficas e estatísticas para a região Nordeste, no IBGE. Ambos registraram, juntos, mais de 300 mil candidatos.
O prazo para pagamento das inscrições acabou no dia 16 de fevereiro, mas a compensação bancária dos boletos não ocorre de imediato. Apenas candidatos com o valor quitado poderão fazer a prova. Os isentos de taxas, por questões socioeconômicas, foram automaticamente incluídos no total de inscritos.
Dados parciais mostraram que mais de 2 milhões de candidatos participarão do certame, sendo este, o maior concurso da história do país.
Enem dos concursos
Chamado informalmente de Enem dos Concursos, o certame unificado prevê a seleção de 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. As inscrições abriram em 19 de janeiro e se encerraram no último dia 9. As provas vão ocorrer em 5 de maio, em 220 cidades de todas as unidades da Federação.
O resultado preliminar das provas objetivas será divulgado em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A convocação para posse dos aprovados está prevista para 5 de agosto.
Arte: EBC
Fonte: Metrópoles