DF decreta estado de alerta por causa das chuvas até março
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de alerta como medida preventiva para enfrentar os impactos das fortes chuvas registradas nos últimos dias. O decreto foi assinado pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), e publicado, nesta quarta-feira (3), com vigência até o mês de março.
Nesse período, todos os órgãos do GDF permanecerão mobilizados para atendimento à população em situação de risco. Os órgãos também foram orientados pela governadora a cancelar férias de servidores e deixar equipes de prontidão.
Os temporais causaram estragos em diversos pontos do DF. Pelo menos 60 famílias ficaram desabrigadas. Há previsão de mais fortes chuvas para os próximos dias. Na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, um córrego transbordou e inundou casas entre a noite de terça-feira (2) e quarta-feira (3). Ruas ficaram alagadas em diversas regiões da capital federal e carros foram engolidos por buracos que abriram em vias urbanas.
“Fui visitar as áreas mais atingidas e os órgãos estão trabalhando para atender à população. As chuvas vieram com mais força não só no DF, mas em outros locais do país. A nossa maior preocupação é preservar vidas”, disse a governadora em exercício.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nos dois primeiros dias do ano choveu mais de 80% do total esperado para todo o mês. E a chuva ficará ainda mais regular, de acordo com a previsão meteorológica.
Alertas
A Defesa Civil faz um alerta para os celulares cadastrados. O número é 40199. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem de texto no SMS solicitando o cadastro pelo celular e informando o CEP e região de moradia.
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Com informações do Metrópoles