Defensoria Pública promove 16ª edição do Dia da Mulher na segunda-feira (2)
Na segunda-feira (2), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizará a edição de setembro do Dia da Mulher e a expectativa é que essa edição tenha o maior número de serviços ofertados na história do projeto. São 22 parceiros confirmados para oferecer serviços em diversas áreas a mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação será realizada no Nuclão da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), das 8h às 17h.
A ocasião é celebrada mensalmente pela DPDF com trabalhos na primeira segunda-feira de cada mês (caso seja feriado, o evento ocorre no primeiro dia útil subsequente). Em sua 16ª edição, a grande novidade será a oferta de serviços cardiológicos, como consulta com cardiologista e exames de eletrocardiograma, feitos pela clínica Integracor, e auriculoterapia e técnicas terapêuticas de ventosa oferecidas pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac) às participantes.
Além dos serviços oferecidos pelos novos parceiros, na área da saúde, as mulheres em situação de vulnerabilidade social participantes do projeto contarão com mamografias, exames citopatológicos e odontologia, realizados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizará exames de autocoleta de HPV, para a prevenção do câncer de colo do útero, a mulheres de 30 a 49 anos. Ainda na área da saúde, a iniciativa ofertará vacinação a ser disponibilizada pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF).
O Instituto Sabin dará oito vouchers para a realização de exames laboratoriais e, o Instituto Aria, orientações sobre o autocuidado feminino, avaliação bucal e encaminhamento para atendimento na clínica da instituição.
No campo jurídico, a iniciativa ofertará atendimentos de mediação, orientação jurídica, iniciais de Família, de Saúde e de Fazenda Pública, além de acompanhamento processual. Os serviços são prestados pela Subsecretaria de Mediação e Cultura de Paz (Semed), por meio de Núcleos de Assistência Jurídica (NAJ). Também há prestação de assistência psicossocial e a realização de exames de DNA, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap).
Na área de educação, a iniciativa oferece vagas de estágio, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). O público-alvo são mulheres de 14 a 24 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. Para a efetivação do cadastro, será necessário levar CPF, RG, dados escolares e pessoais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizará cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). A Secretaria de Educação do DF (SEE-DF) oferecerá serviços referentes ao Cartão Creche e ao Cartão Material Escolar.
No campo profissional, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet/DF) ofertará vagas de empregos e atendimentos ao empregado, como CTPS Digital, seguro-desemprego, orientação profissional, Cesta do Trabalhador, inscrições e orientações para diversos cursos de qualificação profissional e de orientações para o Programa Prospera (Microcrédito). E, também, oficina de artesanato e curso de qualificação profissional. O Senac ofertará cortes de cabelo e serviços voltados à beleza e à autoestima da mulher.
Ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica contra a mulher também estarão presentes no evento. A Secretaria da Mulher do DF participará da iniciativa com a entrega de kits e panfletos informativos e orientações a mulheres vítimas de violência e esclarecimentos em relação às diversidades etária, étnico-racial, LGBTQIAPN+ e mães atípicas. O Núcleo Judiciário da Mulher do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) disponibilizará atendimentos psicossociais de orientação e de sensibilização e de prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra a mulher e distribuição de materiais informativos.
A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus) prestará apoio psicossocial às vítimas de violência e seus familiares. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disponibilizará informações sobre a prevenção orientada à violência doméstica e familiar.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF fará o cadastro de mulheres, emissão da carteira de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre Passe Livre Especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) realizará atendimentos referentes à regularização e à inscrição em programas habitacionais.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Móvel, da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes/DF), ofertará a prestação de serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 150 senhas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) distribuirá água potável ao longo do evento e atenderá o público.
A iniciativa oferecerá ainda diversos serviços gratuitos de transporte público em parceria com o Banco Regional de Brasília (BRB), operador do Sistema de Bilhetagem Automática do DF, e a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob).
Durante o evento, serão oferecidos Cartão Social, Passe Estudantil, Cartão Mobilidade, Cartão Especial, Passe Livre, Passe Livre Especial, Cartão Criança e Cartão Sênior. A ação também contará com a parceria da Caixa Econômica Federal, que ofertará consultas ao PIS e ao FGTS, desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS, emissão de boletos, cartão social, poupança e corrente e renegociação de dívidas.
Foto: Divulgação/DPDF
Com informações do Correio Braziliense