Comunidade escolar vai às urnas eleger diretores, vice-diretores e conselheiros no DF
Depois de quatro anos, a comunidade escolar do Distrito Federal foi às urnas, nesta quarta-feira (25), eleger diretores, vice-diretores e conselheiros escolares. As eleições movimentaram os 702 estabelecimentos de ensino da rede pública durante todo o dia. A votação ocorreu das 7h30 às 21h e contou com a participação de estudantes, pais, professores e funcionários.
Foram 797 chapas inscritas e 4.488 candidatos ao conselho escolar. Os eleitos terão mandatos de quatro anos, e a posse está prevista para o dia 2 de janeiro de 2024. O Conselho Escolar é responsável por zelar pela qualidade da educação e monitorar a aplicação dos recursos
Este ano, o processo de escolha contou com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e do Sindicato dos Professores (Sinpro). O TRE-DF emprestou urnas de lona e cabines de votação e o Sinpro também disponibilizou urnas de lona.
Confira o cronograma da eleição escolar:
- 26 a 30/10/2023 – Período de impugnação do resultado preliminar
- 7/11/2023 – Resultado final (após a análise dos pedidos de impugnação)
- 8 a 10/11/2023 – Período de recurso contra o resultado final
- 4/12/2023 – Homologação do resultado final pela SEEDF será publicado no DODF
Gestão Democrática
A gestão democrática da educação básica na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal é regulada pela Lei nº 4.751, de 7 de fevereiro de 2012. O normativo institui o processo eleitoral para escolha de Conselheiros Escolares, Diretores e Vice-Diretores das unidades escolares públicas. O objetivo é garantir a participação ativa da comunidade escolar na tomada de decisões e, assim, promover a transparência e a gestão responsável no ensino público.
Foto: Mary Leal/SEEDF
Com informações da SEEDF