Com baixo estoque, Hemocentro convoca doadores antes da folia de Carnaval
Para garantir o abastecimento de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) está convocando os foliões para fazerem doações antes do feriado de carnaval. É que esse período festivo costuma registrar queda no estoque todos os anos e aumento da demanda. A meta diária é coletar 180 bolsas de sangue.
Uma semana antes do feriado, estão programadas três ações no Hemocentro. Em 6 de fevereiro, os integrantes da Escola de Samba da Aruc se concentrarão no estacionamento da Fundação, seguidos pelo bloquinho Capivaretas, no dia 7. Já no dia 8 de fevereiro, a Unidade Móvel da Fundação desembarca na Administração Regional da Candangolândia para atender os doadores da cidade.
Grupos com mais de 10 pessoas podem acionar a gerência de captação para providenciar o transporte de ida e volta dos doadores. O agendamento pode ser feito enviando mensagem para o telefone (61) 99136-2495.
Quem pode doar
Para ser um doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) igual ou maior a 18,5%. Menores de 18 anos só poderão doar acompanhados pelos respectivos pais ou responsáveis, enquanto idosos precisam ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos.
É importante estar bem alimentado para doar sangue, assim como beber bastante água desde o dia anterior à doação.
É necessário que o doador tenha dormido pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior. Não serão aceitas doações de sangue de pessoas que ingeriram bebida alcoólica 12 horas antes do procedimento ou que tenham fumado duas horas antes.
Agendamento
O agendamento da doação de sangue é obrigatório e pode ser feito pelo site Agenda DF – Serviço de Agendamentos do Distrito Federal ou pelo telefone 160, opção 2. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao HRAN e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.
Foto: Lucio Bernardo
Com informações da Agência Brasília