Ceilândia terá Dia D de mobilização contra a dengue, neste sábado (14)

13 de dezembro de 2024, 14:37

A Região Administrativa de Ceilândia recebe, neste sábado (14), o Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes aegypti. A ação ocorre juntamente com o Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, nas proximidades da administração regional da cidade.

A força-tarefa de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, é encabeçada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias de Saúde dos governos estaduais e distrital. Os números de novos casos em uma semana, em relação ao ano passado, diminuíram 81%, sendo registrados 1.354 casos em 2023 e 256 casos neste ano.

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES-DF), até o final da Semana Epidemiológica (SE) 48 deste ano, o DF contabilizou 283,8 mil casos suspeitos de dengue, um aumento de 256 casos em relação à SE 47. Na semana epidemiológica 47 de 2023, foram registrados 30,6 mil casos e na SE 48 de 2023, 31,7 mil casos suspeitos, registrando um aumento de 1,3 mil casos em apenas uma semana. 

Força-tarefa

Para reforçar as ações de controle, o GDF tem adotado novas tecnologias, como as estações disseminadoras de larvicida (EDLs) e a borrifação residual intradomiciliar (inseticida), além do monitoramento de armadilhas ovitrampas, visitas domiciliares e orientações à população.

Cerca de 5 mil imóveis são visitados diariamente no DF para fiscalização e orientação. Para reforçar as ações de combate ao mosquito, o GDF tem investido em novas tecnologias, como as estações disseminadoras de larvicida (EDLs) e a borrifação residual intradomiciliar (inseticida). Além disso, também é feito o monitoramento de armadilhas ovitrampas, visitas domiciliares e orientações à população.

Ao longo do ano, outras ações foram feitas. As administrações regionais e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) colaboraram em ações de limpeza. A Secretaria de Educação (SEEDF), em parceria com a Secretaria de Saúde, realizaram ações de conscientização da comunidade escolar.

Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Com informações do Correio Braziliense

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *