Ceilândia, Águas Claras e Samambaia terão transporte grátis para doação de sangue até o fim de setembro
Até este mês de setembro, o Hemocentro de Brasília vai oferecer transporte gratuito aos doadores de sangue das regiões administrativas de Ceilândia, Águas Claras e Samambaia.
O deslocamento será feito pela van do Hemocentro, que tem capacidade para 19 passageiros, às segundas, quartas e quintas-feiras, em dois turnos: manhã e tarde.
Para embarcar, os doadores deverão levar o comprovante impresso de agendamento da doação e documento oficial com foto.
A iniciativa faz parte do projeto Vem pro Hemocentro: Linha Vermelha Itinerante que visa oferecer o serviço em três estações da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF): Estação Ceilândia Centro, às segundas-feiras; Estação Águas Claras, às quartas-feiras; e Estação Furnas, em Samambaia, às quintas-feiras.
As partidas são às 7h30 e às 14h, mas recomenda-se que os passageiros cheguem com meia hora de antecedência. O horário previsto para o retorno às regiões administrativas é às 10h30 pela manhã e às 16h30 à tarde.
Como Doar
Desde março, não é mais necessário agendar doações de sangue no período da tarde. Assim, os doadores podem se dirigir diretamente à unidade hospitalar entre 14h e 18h.
Contudo, nos horários da parte da manhã, a partir das 7h15, de segunda a sábado, ainda é necessário o agendamento, que pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2 ou 0800 644 0160.
A Fundação Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte. Porém, pensando na população fora do Plano Piloto, o espaço também disponibilizará uma unidade móvel de coleta.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa condição de saúde, além de bem alimentado e hidratado.
Recomenda-se que aqueles que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou tiveram doenças recentemente consultem o site do Hemocentro para verificar sua elegibilidade.
No caso de dengue, é necessário esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. Para casos de dengue hemorrágica, o período de espera é de seis meses. Se houve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é necessário aguardar 30 dias desde a última relação.
Pessoas com gripe devem esperar 15 dias após o término dos sintomas para doar sangue.
Para aqueles que tiveram Covid-19, é necessário esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Se a infecção for assintomática, o período de espera é contado a partir da data do exame.
Foto: Sandro Araújo/SES
Com informações do Metrópoles