Campanha oferece serviços gratuitos de saúde na Rodoviária do Plano Piloto
O Serviço Social do Comércio (Sesc-DF) está oferecendo às mulheres do Distrito Federal 200 atendimentos de saúde diários durante todo o mês de outubro. A ação é alusiva à campanha Outubro Rosa, que dedica o referido mês para a conscientização e prevenção ao câncer de mama.
Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira nas unidades móveis do Sesc-DF, que estarão estacionadas na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, em frente ao Conic.
Entre os serviços gratuitos oferecidos exclusivamente ao público feminino, estão consultas médicas, exames e atendimentos odontológicos e de beleza.
Confira:
- Mamografia: 20 vagas
- Citopatológico (Papanicolau/preventivo): 20 vagas
- Consultas de enfermagem: 20 vagas
- Consultas com médico da família: 20 vagas
- Inserção de DIU: 10 vagas
- Consultas oftalmológicas: 12 vagas (a partir de segunda, dia 07/10)
- Serviços odontológicos: 32 vagas (a partir de segunda, dia 07/10)
- Maquiagem: 35 vagas
- Design de sobrancelha: 35 vagas
Como participar
A distribuição de senhas ocorre a partir das 8h. Cada senha dá direito a um serviço por dia, conforme a disponibilidade de vagas. Os atendimentos são realizados das 9h às 16h.
Quem tiver interesse em mais de um serviço ou não conseguir pegar senha poderá retornar em qualquer outro dia até o fim do mês. Ao longo da campanha, estima-se que sejam realizados mais de 4,5 mil atendimentos gratuitos.
Para todos os serviços, as interessadas deverão ter em mãos documento oficial de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o número do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para realização de exames de mamografia (mulheres com idade entre 50 e 69 anos não precisam de pedido médico para realizar o exame).
Também é preciso ter exame preventivo (citopatológico) recente e estar menstruada (ou levar um exame BHCG feito nas 24h anteriores ao procedimento) para inserção de DIU.
Câncer de mama
Segundo o Ministério da Saúde (MS), cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.
É necessário atenção se for percebido algum nódulo na mama, pele avermelhada ou com textura anormal, alterações no bico do peito ou saída espontânea de líquidos pelos mamilos. Essas suspeitas podem indicar a confirmação da doença.
Para a investigação, além do exame clínico das mamas, também são indicados exames de imagem, como a mamografia. Para resultados mais precisos, podem ser realizadas biópsias, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.
Exames e tratamentos de prevenção, diagnóstico e tratamento podem ser procurados na rede pública, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Divulgação/Sesc-DF
Com informações do Metrópoles