Brasília teve maior alta no valor do aluguel no primeiro semestre de 2024

17 de julho de 2024, 18:13

Durante o primeiro semestre de 2024, o preço do aluguel no Distrito Federal subiu, em média, 13,93%. De acordo com os dados do Índice FipeZap, a capital do país foi a que teve o maior aumento em comparação com a variação registrada em outras unidades da federação.

O índice analisa 25 cidades, sendo 11 capitais. Segundo o estudo, o m² em Brasília ficou na média de R$ 46,54/m², colocando a capital federal em quinto lugar quando se avalia o preço do m².

Para o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Brasília (Sindimóveis-DF), Antônio Bispo, os altos preços em Brasília são resultado de uma série de fatores. Um dos principais seria o grande fluxo de pessoas somado ao alto poder aquisitivo.

“Brasília tem a sede do governo federal, a sede dos Tribunais Superiores, além de muitos concursos, ou seja, sempre chegam pessoas de fora para morarem na capital. São pessoas que, geralmente, têm ou conseguem alto poder aquisitivo. E a oferta de imóveis é pequena para esse tanto de gente. Estamos em uma época em que está tendo mais procura do que oferta”, explica Bispo.

Ele, que também é corretor, afirma que o DF sempre teve um preço de aluguel mais alto do que o encontrado no restante do país e que, com o aumento de procura a cada ano, os valores acabam subindo também. “Brasília sempre teve os imóveis supervalorizados. À medida que os imóveis aumentam, o percentual de aluguel também aumenta”.

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Fonte: Metrópoles

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *