Brasília recebe 20ª edição do Acampamento Terra Livre, maior mobilização indígena do país
Teve início, nesta segunda-feira (22), o 20º Acampamento Terra Livre, maior evento de mobilização indígena do país. O encontro reúne diferentes etnias e discute direitos e políticas para os povos originários.
Até sexta-feira (26), os representantes das diferentes aldeias ficam acampados no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, antiga Funarte, na área central da capital do país. O tema escolhido para a 20ª edição é “Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui”.
Segundo a coordenação, o objetivo é reafirmar a história da população indígena desde do surgimento do Brasil, em contraste com a tese do Marco Temporal, segundo a qual os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal.
O país tem, atualmente, 1,7 milhão de pessoas indígenas, o que representa 0,83% da população, conforme mostram os dados mais recentes do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023.
A principal reivindicação é a garantia dos direitos originários, da demarcação de terras, e o fim da violência nos territórios.
O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e suas sete organizações regionais de base: Apoinme, ArpinSudeste, ArpinSul, Aty Guasu, Conselho Terena, Coaib e Comissão Guarani Yvyrupa.
Com informações do G1