Brasília entra em alerta de chuvas, descargas elétricas e temporais até o Natal
O Distrito Federal entrou em alerta laranja (perigo) de chuvas intensas em todas as regiões administrativas. O aviso vale até sexta-feira (22), mas as chuvas são esperadas até o Natal. Nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas, no dia 24 de dezembro, estão previstas.
No período, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Ainda de acordo com o Inmet, existe risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores por conta do risco de queda de descargas elétricas. Outras recomendações são evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de temporal.
A previsão para esta quinta-feira (21) até a véspera de Natal, é de tempo nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A umidade mínima esperada é de 60% e a máxima de 95%. Sexta-feira (22) e sábado (23) os índices seguem os mesmos.
Já na véspera de Natal, a previsão segue de chuva com ventos fracos e moderados, além de rajadas. A temperatura mínima neste dia pode chegar a 18ºC e a máxima a 28ºC. A umidade mínima prevista é de 50% e a máxima de 95%. “Até o Natal o clima no Distrito Federal promete ser chuvoso, todos os dias temos previsão de chuva em alguns pontos do DF”, avisou o meteorologista do Inmet, Cleber Souza.
Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília
Com informações do Jornal de Brasília