
Brasília celebrou 65 anos com arte, festa e um milhão de pessoas nas ruas
Na maturidade de seus 65 anos – e jovialidade, comparando-se à vida de um centro urbano, afinal cidades existem há cerca de 9.500 anos -, Brasília, a aniversariante do mês, virou-se para a alegria de seus moradores, com palcos de shows, cultura, gastronomia e turismo cívico. Durante as comemorações, houve transporte gratuito e segurança reforçada. Durante quatro dias de celebrações, cerca de um milhão de pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios em clima de festa, organização e diversidade de atividades. Mais do que o centro político do país, a aniversariante de abril se transformou em um grande palco, com uma programação voltada à valorização da arte local e à ocupação dos espaços públicos.
Tudo, claro, é facilitado pelo transporte público gratuito, que respeita o orçamento das famílias, tanto que, ao longo do feriadão, calcula-se que mais de 3,5 milhões de viagens foram realizadas no transporte público coletivo, com o benefício do programa Vai de Graça, que permitiu que a população aproveitasse ao máximo as festividades. No caso da segurança, já que a maturidade de Brasília expõe os problemas de todo grande centro urbano no país, ações foram programadas por meio do Protocolo de Operações Integradas (POI), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) – elaborado por meio de reuniões técnicas, iniciadas ainda ano passado. Durante os shows, foram realizadas revistas pessoais nos acessos à Esplanada dos Ministérios, especialmente no entorno dos shows. Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, a atuação realizada de forma integrada foi fundamental para o resultado da operação. Tanto que, com tanta gente por toda a cidade, o número ocorrências registradas não passou de 171 – entre sábado (19) e segunda-feira (21) -, sendo 81% furtos, a maioria de celulares.
Além disso, no sábado de feriado, o GDF, em parceria com a Brasília Receptivo, lançou o projeto turístico City Tour Cívico, que buscou proporcionar uma imersão na história e na arquitetura da capital federal. O projeto, ainda em fase experimental, alcançou aproximadamente 720 pessoas. O número só não foi maior devido ao fechamento da Esplanada dos Ministérios.
Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, as comemorações foram pensadas com muito carinho para os brasilienses e visitantes. “Tivemos a rede hoteleira com capacidade máxima, a cidade ficou cheia. Tudo ocorreu com muita segurança, pouquíssimas ocorrências e nenhuma de gravidade. A população estava feliz, aproveitando a festa com tranquilidade”, conta. Para o secretário de turismo, Cristiano Araújo, o aniversário de Brasília foi uma verdadeira celebração para as famílias. “A população compareceu em peso, e tenho certeza de que essa comemoração ficará marcada para sempre. Em todos os cantos, vimos a presença da população celebrando a nossa cidade. Estamos muito felizes com a repercussão positiva do evento, com toda a segurança e organização. Que venham os 66 anos”, comemorou.
Para quem preferiu aproveitar o feriado longe da música alta, Brasília também ofereceu arte e lazer. O Museu Nacional recebeu mais de 8,9 mil visitantes durante os quatro dias de folga. No Teatro Nacional, todas as sessões lotaram — a Sala Martins Pena tem 476 lugares e funcionou com ocupação máxima. Já o Cine Brasília atraiu mais de mil pessoas no mesmo período.
O Jardim Botânico de Brasília e o Zoológico também registraram grande movimento, com cerca de 49 mil visitas. Desde o início da gratuidade nesses espaços aos domingos e feriados, em 27 de março, até esta segunda-feira (21), os dois espaços públicos somaram mais de 88 mil visitantes. Desse total, aproximadamente 55% foram registrados apenas nos últimos cinco dias. Já os amantes da boa culinária rasparam os pratos com uma edição inédita e especial do festival gastronômico Brasília Restaurant Week, que foi até este domingo (27). Os restaurantes participantes ofereceram menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa, em uma única categoria: almoço por R$ 65 e jantar por R$ 89. Mais de 30 mil pessoas visitaram os mais de 70 restaurantes participantes na primeira semana do festival.
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
Fonte: A partir de informações da Agência Brasília