Advogados de Brasília reclamam da OAB e cobram respeito a prerrogativas e leis

17 de outubro de 2023, 22:21

A Associação dos Advogados do Distrito Federal (AADF) está se movimentando para levar ao Congresso Nacional, descontentamentos da advocacia com situações ocorridas no dia a dia em tribunais, no que chamam de violação das prerrogativas da profissão. Integrantes da entidade devem se reunir com presidentes de frentes parlamentares.

Em entrevista à coluna Grande Angular do site Metrópoles, Everardo Gueiros, um dos autores da iniciativa, citou episódios de processos que são iniciados sem que o Ministério Público seja autor da ação penal; nomeação de relatoria sem respeito ao juiz natural; e advogados que não podem mais fazer sustentação oral na tribuna.

Ainda segundo Everardo Gueiros, a AADF pretende pedir aos parlamentares eleições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Precisamos democratizar nossa instituição”, reivindicou o advogado.

Protesto
No dia 5 de outubro, um grupo de 12 advogados protestou em frente ao Conselho Federal da OAB, em Brasília. Em nome do Movimento 162 – ADV, os profissionais protocolaram um manifesto no qual pedem a reestruturação da entidade.

“O afastamento da Advocacia dos tribunais, muitas vezes por normas internas ilegais, as violações de prerrogativas que ocorrem diariamente, a ausência de apoio e defesa à Jovem Advocacia, em especial nas decisões das Seccionais, a evidente ausência de transparência na administração das eleições e, por fim, a ausência de independência das Subseções, revelam ser indispensável a reestruturação do Sistema OAB”, diz um trecho do documento.

Foto: Divulgação

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *