1ª Marcha Trans Brasil chama atenção para a visibilidade trans com passeata no DF

27 de janeiro de 2024, 06:35

Brasília sediará a 1ª edição da Marsha Trans Brasil, que ocorre, neste domingo (28), com concentração às 13h, em frente ao Congresso Nacional. A passeata é uma iniciativa da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e seguirá até o Museu Nacional da República. O evento tem como objetivo festejar os 20 anos do Dia da Visibilidade Trans, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro.

O nome do evento é uma homenagem à ativista trans e artista estadunidense Marsha P. Johnson, ícone do movimento pelos direitos LGBTQIAP+. Marsha é uma mulher trans que teve papel de destaque na revolta de Stonewall, em 1969,que tornou-se um epicentro do levante pelos direitos da comunidade LGBT+ nos Estados Unidos.

A Marsha conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade e mais de 40 instituições. Juntas, as instituições pretendem mobilizar a maior ocupação já realizada no Brasil por pessoas trans e travestis. Nesta primeira edição, a mobilização tem como madrinhas Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), primeiras deputadas federais trans do país.

Caravanas de todos os estados são esperadas na Esplanada dos Ministérios. De acordo com a organização, as principais pautas que serão cobradas na Marsha Trans serão o direito à educação, saúde pública, segurança, memória e acesso à justiça, além da luta contra o novo RG, que mantém o “nome morto” junto ao nome social e incluiu o campo “sexo”. O  movimento também cobrará cotas para pessoas transsexuais e travestis em universidades e em concursos públicos. 

Serviço
1ª Marsha Trans Brasil
Data: 28 de janeiro
Hora: 13h
Concentração em frente ao Congresso Nacional para o cortejo que segue até o Museu Nacional

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Com informações do Correio Braziliense

Escrito por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *